AMEG Página Inicial

NOTÍCIAS


28-08-2020

Ameg faz estudos para criação de usina de asfalto






Buscando oferecer mais serviços e atender uma demanda prioritária da maioria dos seus municípios, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG vem realizando estudos para a criação de uma usina de asfalto conforme informou o presidente da entidade e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, o Deco. Após visita técnica realizada na última quinta-feira (27) ao município de Ouro Fino, que compõe a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo - AMARP, mais um passo foi dado.

"Eu estive nessa quinta-feira com o prefeito de Ouro Fino e presidente do Consórcio de Municípios AMARP, o Dr. Maurício Lemes, que nos apresentou a experiência de anos muito bem sucedida daquela região com a usina de microrrevestimento asfáltico com aplicação a frio. Eles acabaram de adquirir a segunda unidade desse modelo de equipamento. Meu secretário de obras e a equipe técnica da AMEG também estiveram presentes e todos concordam com a viabilidade de uma usina para atendimento aos municípios da região para operações tapa-buracos, recapeamentos e asfaltamento total de vias urbanas e rurais", explica o presidente da AMEG.

Conforme exposição do chefe da Usina Móvel da AMARP, José Wilson Caetano, apesar de ser menos complexa que uma usina de asfalto a quente, a estrutura para aplicação do microrrevestimento asfáltico dá resultados similares a um custo bem mais baixo. "O grande segredo do sucesso do microrrevestimento é a base bem preparada, consolidada, livre de sujeiras e umidade excessiva e a composição à base de polímeros que garante boa estabilidade ao pavimento. Nós temos estradas vicinais que foram asfaltadas com o microrrevestimento asfáltico que já estão em uso há cinco anos ou mais e praticamente não precisaram de manutenção, isso prova a viabilidade dessa usina para os municípios", explicou o gerente.

Para o presidente da AMEG é importante que se busque como referência as melhores experiências para implantar a Usina Móvel de Asfalto da AMEG. "Acredito que todos os prefeitos da região sofram com a falta de recursos para investir em infraestrutura. Se o Consórcio AMEG puder oferecer esse serviço a um custo mais baixo e se todos os municípios aderirem ao contrato de programa, com toda a certeza, nós teremos essa usina prestando um serviço de qualidade e de primeira necessidade durante anos até conseguirmos superar a demanda. Podemos melhorar muito as nossas ruas para o conforto e segurança do cidadão e do turista, por exemplo. Também podemos ajudar o produtor rural e facilitar o aumento e o escoamento da produção em todos os municípios. Por isso nós não vamos medir esforços para viabilizar esse sonho da usina móvel de asfalto", comentou Deco.

A  AMARP, que é sediada no município de Caldas/MG, assim como vem ocorrendo com a AMEG, transformou-se em Consórcio Público em 2016 e tem na Usina Móvel de Asfalto um dos principais serviços prestados aos seus associados. A entidade informa em seu site que em 2020 a usina já atendeu, com custos abaixo dos valores de mercado, os municípios de Bandeira do Sul, Pouso Alegre, Ibitiura de Minas, Santa Rita de Caldas e Ouro Fino.








VOLTAR